segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Estudo de Caso" sobre as fraldas reutilizáveis



A Quercus realizou, no âmbito do Programa de Prevenção de Resíduos Urbanos (PPRU) do
Ministério do Ambiente, um "Estudo de Caso" sobre as fraldas reutilizáveis" e veio confirmar o que tantas famílias já experimentaram: são melhores para os bebés, para o ambiente e para as finanças familiares. E tu, o que esperas para abraçar esta ideia?

Comprovou-se que as fraldas reutilizáveis são melhores para o ambiente:

"Foi possível verificar que o uso de fraldas reutilizáveis permite reduzir a produção de resíduos, nomeadamente 8kg/semana/bebé, uma redução que assume um total de 1 tonelada por bebé, durante o tempo em que necessita de usar fraldas – uma média de 2 anos e meio."

"Se tivermos em consideração que nascem cerca de 100.000 bebés por ano em Portugal, serão 100.000ton a cada 2,5 anos, ou seja cerca de 40.000ton/ano só em fraldas infantis!"
E para onde vão estas toneladas de fraldas descartáveis?
"Uma vez que não existe reciclagem em Portugal para este tipo de material, as fraldas acabam porser encaminhadas para aterro ou incineração, juntamente com os resíduos indiferenciados. Asfraldas que são normalmente dobradas de forma hermética entre si, para evitar maus cheiros, podendo permanecer durante anos intactas (quando encaminhadas para deposição em aterro)."
Estima-se que o tempo de decomposição de uma fralda descartável em aterro seja de cerca de 500 anos.
Há quem defenda que a lavagem e secagem das fraldas reutilizáveis é dispendiosa e poluente o que constitui uma desvantagem face às fraldas descartáveis mas o estudo realizado pela Quercus vem desmentir esta ideia:
"Não se verificou um acréscimo de consumo de energia associado à lavagem, mas sim uma optimização da própria lavagem uma vez que desta forma a máquina ficará com carga completa
."


As fraldas reutilizáveis são também a solução ideal para quem pretende proteger a pele do bebé:

"Em 1955 a alergia da fralda atingia apenas 7% de bebés e crianças, valor que passou para 78% (em 1991) após a adopção em larga escala das fraldas descartáveis."

E, claro, não esqueçamos o porta moedas que beneficia com a opção pelas fraldas reutilizáveis:

"Apesar do carácter experimental e simples do presente estudo, foi possível verificar que a opção por fraldas reutilizáveis permite:
· Optimizações das lavagens – podem ser lavadas na máquina juntamente com a
restante roupa a temperaturas baixas (40º/60º);
· Secagem fácil ao ar sem o recurso a secagem mecânica;
· Suportam cerca de 800 lavagens;
· Podem ser reutilizadas até 3 bebés;
· Poupança mínima de cerca entre 500 a 800€/bebé;"

Gostaríamos de acrescentar que utilizando fraldas de pano as crianças tendem a deixar as fraldas mais cedo do que quando utilizam fraldas descartáveis. Quantas avós ainda se lembram de os seus filhos terem começado naturalmente a utilizar o "pote" com cerca de um ano? Desde que foram introduzidas as fraldas descartáveis o tempo de utilização das mesmas tem vindo a aumentar e as marcas produzem fraldas com tamanhos cada vez maiores.

Em cidades como Londres, as autarquias oferecem às famílias vauchers para a compra de fraldas reutilizáveis e existem redes de aconselhamento para a utilização das mesmas. Para quando medidas semelhantes em Portugal?