sábado, 10 de julho de 2010

Com ou sem Fralda: Comunicação para a Eliminação

O fácil acesso a fraldas descartáveis a preços reduzidos, o facto de estas serem leves e criarem a ilusão de que a pele está seca mesmo quando a criança já urinou ou defecou, levou a que os humanos passassem a deixar a fralda cada vez mais tarde e é habitual ver crianças com mais de dois anos que nunca fizeram as necessidades sem ser na fralda. Actualmente é também habitual que uma criança nunca tenha experimentado estar longos períodos sem fralda. os pais ocidentais ensinam aos seus filhos (desde o nascimento) que o local para fazer xixi e cocó é uma fralda, pelo que, quando chega o momento de fazer o "treino para o pote" as crianças podem reagir de forma muito negativa pois terão que cortar a dependência que criaram do pedaço de plástico que os envolveu durante anos.

Não é desejável para o bom desenvolvimento físico e mental de uma criança esta "dependência" da fralda e talvez por isso tenhamos tantos meninos e meninas com problemas de pele, prisão de ventre, enurese (fazer xixi na cama), infecções urinárias e bebés que se tocam violentamente nos poucos minutos por dia em que tem acesso às partes do corpo que a fralda tapa constantemente.

Os bebés desde o nascimento, são capazes de compreender o funcionamento do seu organismo e, da mesma forma que indicam quem querem mamar, também podem indicar que querem "eliminar". Uma mãe atenta aprende a perceber os sinais do seu filho e poderá responder atempadamente retirando-lhe a fralda imediatamente antes (se pretender coloca-lo no pote) ou depois de este "eliminar" para não sujeitar a criança ao desconforto de ficar suja dentro da fralda (com as consequentes assaduras e alergias). Esta comunicação entre mãe (ou quem a substitui) pode ser feita desde o nascimento desde que seja respeitadora dos ritmos do bebé e não uma imposição ou treino para a utilização do pote.

Se os bebés não fossem capazes de perceber quando vão eliminar e de o indicar aos seus cuidadores, o que teria sido da espécie humana até à invenção das fraldas? Como farão as mães da sociedades onde não há acesso a fraldas? Será que passam o dia a limpar os dejectos dos seus filhos? Não, antes das fraldas e onde estas não existem, os bebés comunicam quando querem eliminar.


As fraldas de pano ajudam a diminuir o tempo que as crianças utilizam a fralda porque permitem à criança estar mais consciente do facto de ter eliminado e estar suja (apesar de tapada). São uma excelente opção para quem quer iniciar o processo de "treino para o pote" ou para quem deseja fazer comunicação eliminação (ou higiene sem fraldas) mas necessita de recorrer à utilização de fraldas em momentos específicos.



Para saber mais sobre esta assunto consultar:
- http://www.white-boucke.com/reviews/ipportuguese.html
- http://wantamiracle.blogspot.com/2009/08/bebes-sem-fraldas-ou-comunicacacao.html
- http://wantamiracle.blogspot.com/2009/05/higiene-natural-fraldas-nao-uso-disso.html
- http://wantamiracle.blogspot.com/2009/05/infant-potty-training.html

Sem comentários:

Enviar um comentário