sábado, 10 de julho de 2010

Fraldikas e empreendedorismo social


O nascimento de um bebé é uma oportunidade única para redefinir prioridades nas nossas vidas.

No nosso caso, esta busca do que é mais importante, passou pela aproximação a um estilo de vida mais simples e assente em redes comunitárias coesas.

Esta caminhada para simplicidade implicou, trazer para as nossas vidas, práticas como diminuir o consumo, reciclar, reutilizar, comprar localmente, com o objectivo de, diminuir a pegada ecológica da nossa família e contribuir para fortalecer a comunidade e economia local.

Tendo sempre presentes estes princípios, rapidamente percebemos que são vários os produtos difíceis de encontrar em produção local existindo no entanto, dentro da nossa comunidade, os meios, o conhecimento e a vontade de os criar, produzir e comercializar.

Quando o nosso bebé estava ainda na barriga, lançamos o desafio para a criação de um modelo de fralda reutilizável que fosse impermeável, de simples utilização, resistente a múltiplas lavagens, criado e produzido em Portugal e a um preço acessível para uma família cuja procura de uma vida mais simples implicou também uma perda significativa do seu rendimento.

A Helena e a Maria aceitaram este desafio e cerca de 9 meses depois, não só resolveram a necessidade de fraldas para o meu filho como produziram as primeiras FRALDIKAS para comercializar.

Tomamos a liberdade de rotular esta iniciativa de empreendedorismo social dado que possibilita às pessoas envolvidas a criação do seu próprio emprego, implica na produção a reciclagem de materiais, permite, a quem compra, apostar na reutilização e diminuir o desperdício tornando assim os primeiros meses de vida das nossas crianças mais sustentáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário